21/03/2010

PARA TI MEU AMOR...UMA POESIA!

Um dia ainda menina sonhei contigo, que estaria nos teus braços e que destemidos conquistaríamos o mundo. Lembro-me que olhava para a lua e imaginava se ela podia ser um espelho para os teus olhos, para a tua alma...Pedia as estrelas que te levassem o brilho do meu olhar para que não te sentisses só e ao vento que te sussurrasse aos ouvidos um segredo que era nosso e de mais ninguém...O nosso amor.
A magia do momento quando os nossos olhares se cruzaram pela primeira vez, estará sempre gravada na minha memória e não deixarei para amanhã aquilo que te posso dizer hoje mesmo sabendo que as expressões de carinho, podem ferir algumas pessoas habituadas a fazê-lo apenas em privado. Também eu prefiro a intimidade como bem sabes mas, hoje, amanhã, depois e sempre que me apetecer, faço questão de escrever na página do meu blogue que, amo-te ardentemente...
Da tua sempre,

FIM DE SEMANA INTERNACIONAL

Como habitualmente o nosso fim-de-semana começou na sexta-feira. Ao final da tarde estivemos no jardim a brincar com os nossos animais, a beber uma cerveja e a ver o pôr-do-sol.
No sábado, como o prometido é devido recebemos a família Escusol. A ementa já estava escolhida desde o princípio da semana e o post de hoje leva a descrição de uma receita à pedido de uma querida colega da ESHTE, a Paulinha.
Passando à frente aos aperitivos (não os fotografei), que foram acompanhados de caipirinha ou champanhe deu-se início a uma grande cavaqueira onde mais uma vez o "Portinhol" reinou. A malta estrangeira delíra literalmente com a nossa gastronomia e o bacalhau com natas que era suposto ser uma entrada, foi por assim dizer, o primeiro prato.


Para segundo prato escolhemos um arroz de pato que é um espectáculo e faz sempre muito sucesso! Numa ocasião, um ex-chefe do meu marido que era alemão, esteve cá em casa com a sua mulher para jantar connosco. Ele gostou tanto do arroz de pato que antes de ir embora pediu-me com a maior descontração se eu podia lhe colocar um pouco num tapeware. A mulher ficou cheia de vergonha e eu senti-me muito orgulhosa e recebi o invulgar pedido como um grande elogio. No dia seguinte, devolveu o tapeware e disse que tinha adorado...Tanto, que aquela dose que levou para casa tinha sido o seu pequeno-almoço.
Aprendi a fazer esta especialidade com um dos chefes do Cantinho Regional "Serra da Estrela" do Centro Comercial Colombo e desde então, modéstia a parte, estou para encontrar uma receita melhor.
Agora que olhei para a fotografia lembrei-me que tinha comprado umas azeitonas pretas para acompanhar mas como já devem ter percebido, esqueci de as colocar na mesa. Sexta à noite e sábado de manhã devo ter sido atacada pelo bichinho da exaustão. Estava de rastos e a minha cabeça no mundo da lua. Deixei as chaves de casa e do carro, do lado de fora da porta e esqueci as baguetes no supermercado. Por este andar, foi uma sorte não ter trocado o pato e bacalhau nas respectivas receitas. Se as minhas amigas Ana Costa ou a Pi estivessem por cá diziam-me com certeza que é da PDI.

A sobremesa tinha forçosamente de seguir a linha da gastronomia tradicional e fizemos uma das minhas especialidades: Sericaia com Ameixa de Elvas, cuja receita partilho hoje, excepcionalmente: 

500g de açúcar
100g de farinha de trigo tipo 55
12 ovos
7,5 dl de leite
1 pau de canela
Canela em pó q.b.

Misture o açucar com a farinha peneirada e as gemas passadas num passador. Reserve as claras no frigorífico sem as bater. Vá deitando o leite em fio mexendo o preparado com umas varas. coloque um pau de canela para aromatizar e leve ao lume brando sem deixar de mexer até engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer completamente. Bata as claras em castelo bem firme e incorpore com cuidado ao preparado anterior. Retire o pau de canela e deite a mistura numa forma de barro com pelo menos uns 20cm centímetros de altura. polvilhe com canela e leve a forno brando até estar cozido, cerca de 1 hora. 


Sericaia empratada com a ameixa de Elvas. Para desenjoar, uns pedaços de melão e um cálice de vinho do Porto.Ainda fomos ao Event Center dar um pezinho da dança na festa do queijo e da cerveja.

Enfim, mais um sábado (que escrevo com letra pequena por causa do acordo ortográfico - tenho de começar a me habituar), que foi um verdadeiro sucesso entre amigos.

18/03/2010

AMOR INCONDICIONAL

Apesar de eu ter um gosto especial pela escrita, é sempre complicado expressar por palavras sentimentos tão profundos como o amor que sinto pelo meu pai.
Ainda em criança percebi que o amor tinha diferentes significados consoante a pessoa a quem era direccionado. O sentimento variava em intensidade e forma consoante fossem os pais, irmãos, colegas de escola, vizinhos ou professores.
Mas uma coisa é certa, ninguém conseguia alcançar o patamar daquele Homem que durante a minha infância e adolescência acordava para trabalhar ainda o sol não tinha aparecido; que impunha regras com muito respeito e sabedoria; que nunca levantou a mão para me dar uma palmada; que era carinhoso e sempre muito brincalhão; que andava de mãos dadas comigo na rua em passos maiores do que as minhas pequenas pernas pudessem acompanhar; que nas noites que eu adormecia no sofá, me levava aos braços para a minha cama e aconchegava-me o cobertor; que numa das viagens que fez, trouxe-me o mais belo dos vestidos que uma criança naquela idade podia desejar (estava perfeitamente dobrado dentro de uma caixa); que controlava o meu boletim da escola; que muitas vezes me levou às urgências do hospital onde mesmo preocupado conseguia conter as lágrimas e me fazer festas na testa enquanto aguardávamos pelo médico; que nos dias dos meus aniversários (na meninice), me levava para o trabalho dele (era o máximo); que nestes dias especiais, comprava-me um sumo de laranja natural e um pastel de queijo; que me acordava e preparava o café da manhã enquanto eu me arranjava para ir para a escola e ficava do meu lado para confirmar que eu comia o que ele tinha previamente separado (o iogurte de mel era delicioso); que me dava uma mesada menor que a do meu irmão e eu achava uma injustiça; que me ia buscar à discoteca de madrugada vestido de pijama (dentro do carro, claro!), preocupado para que nada de mal me acontecesse; que adorava as minhas amizades e fazia delas pessoas de casa; que levava todas as cartas que eu escrevia para o correio (muitas...); que me deixava estar ao seu lado a observar enquanto amanhava o peixe ou tratava da galinha para os nossos almoços de domingo; que me dava a provar a comida que cozinhava; que reservava sempre a coxinha do frango para mim; que me incentivava e apoiava; que até hoje não é capaz de falar comigo sem dizer literalmente que me ama e que tem saudades...Enfim, podia continuar a escrever uma vida inteira de memórias que estão vivas dentro de mim e que fazem deste sentimento, um amor simplesmente incondicional.

Neste dia especial, para além de tudo o que já escrevi, quero que saiba o quanto o admiro como pessoa. Consigo aprendi a não desistir, a andar de cabeça erguida e a ter orgulho do caminho que tenho estado a percorrer. Obrigada por me ter ajudado a ser como eu sou!
FELIZ DIA DOS PAIS

ROUPA PASSADA

A Sebastiana volto hoje para passar a roupa. Estivemos juntas na sala a ver um filme que eu já não via a muito tempo, The Game, com o Sean Pean e Michael Douglas. Às 11h00 fizemos uma pausa e fui preparar o almoço que hoje foi bife de atum fresco em molho de alho francês e cenoura. Como guarnição uns cogumelos portobello assados no forno, arroz branco e tomates cereja salteados em azeite e alho. Enquanto confeccionava a refeição, admirava pela janela da cozinha um esquilo que andava de árvore em árvore. Ainda tentei fotografá-lo mas o danado andava de um lado para o outro mais rápido que sei lá o quê!
Pensei cá para os meus botões que vou ter saudades disto...Da proximidade com a natureza, dos almoços em companhia, de ver o pôr-do-sol do meio do meu jardim...

PARA O MEU ANJO...

O anjo que passou na minha vida, estará sempre no meu coração e na minha memória.Faz parte de mim.



Dorme meu menino a estrela d'alva
Já a procurei e não a vi
Se ela não vier de madrugada
Outra que eu souber será p'ra ti
Outra que eu souber na noite escura
Sobre o teu sorriso de encantar
Ouvirás cantando nas alturas
Trovas e cantigas de embalar
Trovas e cantigas muito belas
Afina a garganta meu cantor
Quando a luz se apaga nas janelas
Perde a estrela d'alva o seu fulgor
Perde a estrela d'alva pequenina
Se outra não vier para a render
Dorme qu'inda a noite é uma menina
Deixa-a vir também adormecer
Letra e música: Zeca Afonso

17/03/2010

VIDA MUITO BOA

ENTREMEADAS

Com a primavera a chegar só apetece às refeições, os grelhadinhos. Hoje ainda não almoçamos no jardim (está para breve), mas não resisti quando fui às compras e vi estas entremeadas a pedirem-me para eu as levar comigo...E cá estão.

HAPPY SAINT PATRICK'S DAY

16/03/2010

UMA IDEIA GENIAL

VIDENTE - UMA PROFISSÃO DE FUTURO?

Segundo o Priberam, é uma pessoa que vê, em contraposição de quem é cego ou alguém que pretende possuir a visão sobrenatural das coisas passadas, presentes e futuras.

Porreiro pá...Acho que já tenho uma profissão alternativa se o nosso 1º ministro decidir privatizar a função pública. Vou ser Vidente! Até já tenho uma sócia, a Claudete, que aprendeu a ler as mãos com a minha filha mais nova.
A observação participante/trabalho de campo que tenho praticado sem finalidade científica, permite-me concluir, sem sombra de dúvidas, que o coscuvilheira(o) de hoje, já o foi no passado e continuará a sê-lo no futuro.
Em poucas palavras: quem hoje fala de ti, já falou de outra pessoa ontem e falará com toda a certeza de ti amanhã.
Quanto ao almoço, ainda não estava servido e mais uma vez adivinhei que estava óptimo.
Hoje foram uns bifinhos de frango com creme em tosta de pão de cerveja, arroz de presunto, salada de rúcula com tomate aromatizada com basílico e rissóis de camarão.
Estava óptimo o tanas, o meu Gourmet-Mor disse que estava de chorar por mais, pudera com tal aperitivo :)...

SEBASTIANA A FAXINEIRA

Hoje é o dia da Sebastiana fazer a faxina cá em casa. Normalmente deixa tudo aspirado, perfeitamente limpo, lavado e perfumado. Ainda aproveita para lavar e estender a roupa e volta amanhã bem cedinho para passar a ferro.
Até amanhã...

15/03/2010

BELGIAN LADIES LUNCHEON

O evento de hoje foi sublime.
Estava muito curiosa relativamente às iguarias mas confesso que fui surpreendida pela positiva. Logo à chegada, várias taças de champanhe à discrição, um ambiente muito simpático e acolhedor. As hostesses sempre muito atentas e vestidas de maneira simples e elegantes.
Na mesa onde estive sentada éramos duas portuguesas, duas gregas, duas italianas, duas belgas, uma inglesa e uma turca...para quem tem jeito, já dava para fazer uma anedota!

Cod Fillet in a Foamy Broth with Mussels and Shrimps
A refeição foi confeccionada e servida por alunos de uma escola de hotelaria aqui da redondeza e, por instantes, lembrei-me dos almoços da escola média em Portugal! Um dos rapazes e uma das raparigas que estavam a servir às mesas não deviam ter mais que 15 anos e estavam muito aprumadinhos e cheios de responsabilidade no serviço, que foi à americana.
O prato principal estava saboroso, suculento e bem servido.
Guinea Fowl wing "Brabant Style" Savory Jus
Foi uma manhã muito animada que se prolongou até meio da tarde. Como sou mais apreciadora da comida propriamente dita do que de sobremesas, tenho de resalvar que a escolha de hoje foi excelente e, como não podia deixar de ser, os belgas acabaram em grande, elegeram o chocolate. Excelente!
Chocolate Delicacies
Algumas surpresas foram surgindo ao longo do evento, como por exemplo: um mágico de mesa em mesa, um desfile de moda de alguns lojistas de Mons e, perto do fim, uma pequena demonstração da animação do Ducasse de Messines que irá decorrer dias 26, 27 e 28 de março, com o Biloute, um dos gigantes.
Biloute - Ducasse de Messines no SHAPE

WEEKEND

Existem fins-de-semana que ficam na memória e este que passou, foi sem sombra de dúvidas um exemplo.
O sábado como podem ver pela fotografia foi fantástico quer em termos gastronómicos quer em companhia. Estivemos com amigos que assim como nós gostam de bem receber e divertimo-nos muito durante o almoço e a merenda.
Já não me lembrava de rir tanto num ambiente descontraído, animado onde a língua mais falada foi o "Portinhol". Parece que com a aproximação da primavera, até as saídas ficam mais interessantes.
A "praxe" protocolar diz que neste tipo de ambiente em que estamos inseridos, devemos sempre agradecer a quem nos convida, igualmente com um convite. A verdade é que nem sempre isto acontece pois como em tudo na vida, existem sempre uns "espertos" que são convidados mas nunca convidam ninguém...Deixam mal o país e sobretudo os compatriotas mas, fazer o quê? A educação é uma virtude que passa ao lado de alguns.
A família Escusol já está mais do que convidada e tudo indica que da forma como recebemos, vai ser almoço, lanche e jantar...Sairão daqui a saber como os portugueses, especificamente nós, gostamos de mostrar que o nosso país tem uma excelente gastronomia, muitos bons vinhos e amigos do melhor! A ementa já está escolhida mas fica para o post do próximo Domingo.
Por falar em Domingo, ontem estivemos todos cá em casa no maior romrom...A Kikinha foi ao banho perfumado e está mais bonita que a Cláudia Schiffer na publicidade Pantene.
Espero que esta seja uma semana excelente e que o sol apareça para nos brindar com a sua energia positiva.

13/03/2010

"É PRA AMANHÃ"

O post do dia de hoje fica para amanhã!

RESPONSABILIDADE

Um atraso pode ou não ser admissível. Até aqui tudo bem mas o que importa é ver o enquadramento da situação. Numa entrevista de trabalho, o candidato tem 99,9% de hipóteses de não ser escolhido. O 1% é como um milagre. Acontecem, mas são raros.
Na igreja é da praxe a noiva chegar atrasada; o contrário, é que é aberrante. Uma vez estivemos num casamento em que a noiva chegou com quase uma hora de atraso e os convidados já não sabiam o que haviam de fazer...As tantas, certamente, alguém deve ter sussurrado: será que ela vai aparecer? É aquele entra e sai da igreja, alguém que telefona para saber o que se passa e passados muitos minutos de seca...Lá vem a noiva, toda de branco e nós ali a tentarmos acalmar a nossa criança que a chorar, reclamou por ela e por todos os outros convidados.
Em resumo, nós e muitos convidados estivemos durante toda a cerimónia, que durou uma eternidade, do lado de fora da igreja. O calor era insuportável, a igreja de tamanho diminuto e mais não digo...

Outro tipo de atraso é o do estudante, que teima em chegar uns minutos mais tarde à escola. Cabe ao professsor tomar uma atitude. Conheci um professor na faculdade, bom profissional, que um dia tirou o sapato e mandou-o literalmente em direcção a um aluno que dormia ao fundo da sala. Não era propriamente para acertar, e não acertou mas surtiu efeito...Nunca mais chegou atrasado nem dormiu na sala de aula.

Quando os jovens começam a sair à noite, os pais estabelecem algumas regras e estipulam o horário de regresso. Se estas regras são quebradas, perde-se a confiança e devem-se tomar algumas medidas. Acabar com as próximas saídas é a primeira delas e depois, logo se verá.



12/03/2010

LÁ SE VAI O ASSADO A PASSEAR PELO QUINTAL

AI MEU DEUS...QUE SAUDADES!!!!!

AS MEIAS MAIS CONFORTÁVEIS DO MUNDO

Só quem já usou este tipo de meias é que sabe o quanto confortáveis e higiénicas elas são. Eu tenho dois pares que foram feitas à mão pela minha sogra, especialmente para mim e considero-as umas verdadeiras relíquias. As primeiras têm quase 20 anos e as outras...Está à vista!

INOVAÇÃO DE RECEITA

Como tinha mencionado no post de ontem, o jantar foi uma receita grega. A experiência correu bem apesar do resultado final não ter ficado exactamente igual ao original. Tenho de descobrir o que significa "cream" nesta receita e qual o tipo específico que utilizam.
Independentemente do resultado, o que me deixou feliz foi ver que a família apreciou a iguaria e, quando assim é, o resto não interessa.
Já tenho meu "Gourmet-Mor" de regresso e as nossas viagens gastronómicas vão continuar em velocidade cruzeiro! 
De resto, vou continuar a trabalhar a massa phylo (já que a descobri por estas bandas), cujas potencialidades de confecções são enormes!

11/03/2010

TAREFAS PROTOCOLARES

Cá em casa, algumas tarefas estão bem definidas mesmo que se trate de alguma situação mais formal.
Tentar colocar correctamente a mesa mesmo que aconteçam alguns pequenos disparates, está a cargo da minha filha mais nova. Para ela, esta tarefa não passa apenas pela limpeza com álcool de todos os copos e talheres, para tirar eventuais marcas; pela disposição correcta dos pratos, talheres, guardanapos, copos, prato à pão, enfim toda a panóplia necessária para a situação mas, acima de tudo, pela importância que ela passa a ter para que no conjunto, tudo corra bem.
Como diz um grande amigo nosso, diplomata, na nossa casa somos nós a fazer o protocolo...E mais nada!



SABORES DA GRÉCIA

O almoço de hoje não foi confeccionado por mim! A comunidade grega do SHAPE, organizou pela segunda vez um almoço e convidou toda a população shapiana a participar.
Tenho de parabenizá-los pelo acolhimento simpático, pela viagem cultural e gastronómica que me proporcionaram e sobretudo pelo enorme calor humano reflectido através das pessoas que colaboraram para que o evento fosse um sucesso...E mais uma vez conseguiram!
Fiquei tão empolgada com a degustação que vou preparar um dos pratos para o jantar de hoje cá em casa: SPANAKO-TYROPITA (é uma tarte com queijo feta e espinafres). Julgo que é uma excelente forma de dar boas vindas ao meu "Gourmet-Mor".

10/03/2010

DELFINS

Hoje lembrei-me dos Delfins que tocaram muitas vezes no leitor de cassetes do nosso carro...Pelos que ouvi dizer, a banda acabou! Já não me lembrava que este vídeo tinha sido filmado no Rio e foi muito bom poder sentir, ainda, algum arrepio.

09/03/2010

SOZINHA SEM MEU GOURMET...

Ontem o jantar tinha de ser mesmo muitíssimo especial. Em primeiro lugar por ser o dia internacional da mulher e aqui em casa somos logo três, a acrescentar, uma gata e uma pastor alemã, ufa!
Em segundo lugar porque, esta madrugada, fiquei temporariamente sem o meu "Gourmet-Mor" que foi cumprir uma missão de trabalho.
Para entrada, nós nos delíciamos com uma lagosta gratinada que estava divinal. Um copinho de vinho branco para nós e sumo de laranja para as meninas.
Como prato principal, um estufadinho exótico a acompanhar com arroz branco. O tomate não fazia parte do conjunto mas por causa da fotografia, acabou por dar um ligeiro colorido e foi bem apreciado. Aqui já bebemos um tinto encorpado, com personalidade mas que descia muito bem...Ui, ui se descia!

Nos próximos dias, sem meu "Gourmet-Mor" em casa e para agradar as meninas, vou me dedicar aos pratos que elas apreciam.

08/03/2010

TESOURO MUSICAL



No ano de 67, eu nem era nascida mas esta música tem cá um significado....

O PIPO DISSE QUE IA NEVAR EM MARÇO

O nosso almoço foi fantásticamente brindado com uma neve fina e escassa que teimou em aparecer para completar o clima romântico! Não entro em pormenores...
Ontem tinha sobrado um lombinho de porco assado e aproveitei-o de uma forma inteligente.
Como guarnição fiz espinafres salteados em azeite e alho, uns tomates salteados que levaram pimenta preta em grão antes de irem ao prato e umas tiras de pimento amarelo que foram também salteados e humedecidas com o caldo do lombo assado. O conjunto foi acompanhado de vinho tinto e como sobremesa tivemos queijo roquefort em tostinhas e para acabar em grande, romã. Nem comento as estrelas desta refeição pois caso contrário seria um convencimento da minha parte...Quem me conhece, sabe o que a casa gasta e chega!
Para o jantar, sei que vai ser uma surpresa muito exótica e na sequência do que tem sido feito, um menu afrodísiaco...

QUEM ESTÁ LONGE GOSTA DE RECORDAR

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Como muitos dias de comemoração deste género, fala-se muito mas na verdade, ninguém sabe bem como surgiu. Obviamente que as pessoas podem ou não concordar com o real facto das mulheres terem um dia internacionalmente concebido para elas mas isto, é outro assunto. Sou a favor da liberdade de escolha e temos de respeitar todas as opiniões.
Em alguns países elegeu-se a mimosa que tem uma flor delicada e perfume característico como símbolo deste dia.

07/03/2010

MOULLES CHEZ NOUS

Entrada: Moulles confeccionada pela minha filha. Hoje o espumante foi a escolha. Acaba por ser um "preview" para o dia internacional da mulher.
Prato principal: Lombinhos de porco assado, batatas à minha moda e salada mista.

 

LE MARCHÉ AUX FLEURS DU DIMANCHE

Domingo é quase dia santo por estas bandas, tudo fechado e sem grandes alternativas de passeio mas vamos quase sempre apreciar as flores no mercado local. Já fomos com chuva, sol, neve e últimamente com muito frio, tanto que até faz gelar os queixos.

LIKE ALWAYS

Como sempre o domingo (com letra pequena, segundo o acordo ortográfico), é um dia mais especial que o sábado no que respeita ao pequeno almoço. É preciso retemperar forças depois de um sábado, normalmente em grande, para aguardar a segunda (que na minha opinião também devia ser fim de semana), como ínicio de mais uma jornada de trabalho.

Ontem, aproveitamos que a nossa princesa estava a dormir em casa das amigas para acompanharmos a mais velha à discoteca Jungle Rhum. Foi divertido e até deu, em português bem claro, para abanar o capacete mas a verdade seja dita...Fica muito aquém da night tuga.

06/03/2010

ARROZ DE ERVILHAS TORTAS COM JAQUINZINHOS FRITOS

Hoje estou particularmente satisfeita com a escolha que fiz para o almoço. A verdade seja dita, tive a ajuda do meu querido marido que se lembrou e escolheu as ervilhas tortas para o arroz, que ia ser de tomate.

Para quem aprecia um "bom prato", como eu, sabe que a nouvelle cuisine e as suas refeições altamente elaboradas pode proporcionar sensações únicas porém, muitas vezes é na simplicidade e autênticidade das receitas que está o segredo do sucesso.  
O almoço de hoje foi cinco estrelas *****

CAROLINA'S FIRST SLEEPOVER

Ontem foi a primeira vez que a minha princesa dormiu em casa de uma amiga! Pelos vistos a festarola foi divertida mas quando me telefonou hoje de manhã, notei naquela voz uma saudade que era partilhada. Sei que estarás fora apenas por duas noites mas sentimos muito a tua falta, do teu sorriso e das tuas brincadeiras. A casa fica extremamente vazia sem ti.

05/03/2010

HARD ROCK CAFÉ BARCELONA

SOBREMESA

Normalmente não comemos sobremesa mas temos sempre uma fruteira recheada de frutas da época. Neste momento temos muitas laranjas, kiwis, maracujás que comemos durante todo o ano, bananas, maças e romãs.
Guardamos os doces para ocasiões especiais ou quando recebemos visitas.
Felizmente tenho a sorte de que cá em casa, todos gostam de fruta e isto faz com que eu tenha a vida facilitada e eles, uma vida mais saudável.
Acaba por ser uma maneira inteligente de gerirmos os açúcares em excesso no nosso corpo e ajuda o normal funcionamento do nosso organismo. 

04/03/2010

JANTAR

Começamos o nosso jantar com um magnífico creme de abóbora aromátizado com gengibre e especiárias.

Esta sopa é confeccionada com abóbora, cebola picada, um dente de alho, cominhos, caril, sumo do próprio gengibre, leite e um pouco de natas para torná-la mais macia.
De seguida e como prato principal tivemos uma carne de porco com castanhas em aveludado.
A carne de porco foi cortada as tiras largas e colocada a marinar num pouco de sal e sumo de limão. Num sauté (frigideira), largo coloca-se um fio de azeite e metade de uma cebola cortada em meia lua. Deixa-se a cebola alourar um pouco e adiciona-se a carne que deve ser mexida para não queimar. Acrescenta-se duas colheres de sopa de molho de tomate aromatizado com ervas e água em quantidade suficiente para a carne cozer um pouco e deixa-se a água evaporar completamente. Tira-se do lume e adiciona-se as natas sempre a mexer para não talhar. Acrescenta-se as castanhas e leva-se novamente ao lume por uns três minutos.
Para guarnição pode-se optar por arroz branco, salada ou uma alternativa menos saudável, batatas fritas.
Não esqueça que um cálice de vinho faz bem a saúde e dois, não faz mal mas pode colocar uma pessoa a cantar!!!

SALADA PIPO

A salada Pipo é bastante especial pois é sempre feita a pensar na minha cara metade...Ela muda de acordo com os igredientes que tenho em casa e neste caso, levou alface cortada em juliana, milho, tomate cortado em meia-lua, salmão fumado, azeitonas verdes sem caroços, espargos brancos, bróculos e umas rodelas de limão, para temperar no prato com umas pedrinhas de sal em flôr e azeite. Um toque especial que não abdico nas saladas é cortar umas folhas de basílico e misturar ao alface.
Para o jantar...Uma surpresa AFRODISÍACA!

PORTUGAL X CHINA

Durante o intervalo do jogo de ontem estive a reparar nas meninas dos pompons que julgo eu, estão ali para animar um pouco a malta. Questionei de imediato alguns membros da minha família acerca da coreografia que era bastante, digamos, pouco animadora e não consegui chegar a nada de muito conclusivo. Se calhar estou mal habituada é verdade, mas depois de ter visto uma pequena, repito, pequena demonstração das Dallas Cheerleaders num concerto do Roy Mac Coy fico a pensar se as nossas meninas dos pompons não podiam animar a malta assim de uma forma mais dançante e verdadeiramente contagiante. Senão, qual é o propósito de lá estarem?

03/03/2010

SERÁ QUE VAI NEVAR EM MARÇO?

COELHO NO FORNO

Este belo assado foi temperado ontem ao final da tarde com sal, alho, tomilho seco e azeite. Depois de tapado com papel alumínio, foi colocado no frio para descansar onde esteve até o momento de ir ao forno (hoje por volta das 10h30). Por vezes, coloco sumo de limão ou de laranja que liga muito bem com este prato e deixo a marinar mas desta vez preferi a coisa mais ao natural.
Deixei assar sempre com o papel alumínio para não perder a humidade natural e tornar a carne ainda mais macia. Uns 5 minutos antes de desligar o forno, convém retirar o papel alumínio para que o assado tome cor. Confesso que que desta vez não pude dar o tempo necessário para que o coelho ficasse mais douradinho mas o resultado final foi...Hummmmmm! Estava uma delícia.
Para guarnecer fiz arroz branco e uma salada mista de rúcula, alface e tomate.
O vinho tinto à temperatura ideal completou o repasto e a cereja no topo do bolo foi a companhia com quem partilho todas as minhas refeições!

A CHEFE RÔ SAIU DO ARMÁRIO


Ontem depois de ver o filme Julie & Julia, decidi que o meu blog vai passar a ser um local de partilha, como o prórpio nome indica, não apenas das minhas ideias e pensamentos mas sobretudo de algo que me inspira e dá imenso prazer, a GASTRONOMIA, com letras grandes sim senhor! Quem me conhece sabe o quão sublime é não apenas para mim mas também para o meu marido, estarmos rodeados de quem gostamos à volta de uma refeição confeccionada tradicionalmente e regada de preferência por um vinho a altura das iguarias a saborear. Naqueles momentos, sentimo-nos extremamente felizes.
Ao longo da minha vida profissional, tenho recebido imensos contactos de amigos a perguntarem-me o que devem fazer para o jantar ou para o final de semana. Por vezes, diziam-me o que tinham no frigorífico e eu dava as indicações. Agora, vou tentar partilhar a minha rotina gastronómica e vamos ver onde isto vai parar. O meu único objectivo é fazer as pessoas um pouco mais felizes!

VISITA INESPERADA

Na verdade, o que passo a contar aconteceu no dia 14 de Fevereiro, dia dos namorados.
Eram quase 18h30 e estavámos a nos preparar para sair. Tínhamos um compromisso para jantar em casa de uns compatriotas e eis que, mesmo antes de abalarmos, toca a campainha!
Quem será? Surpresa desfeita ao se abrir a porta. Era um amiguinho da minha filha mais nova com um enorme presente nas mãos. Eles cumprimentam-se, ela convida o rapaz a entrar e ele diz que só veio entregar o presente do dia de São Valentim. Todo o cenário e o que se passou em torno dele foi assim, digamos, lindo! A minha filha estava super atrapalhada e meio sem saber o que havia de fazer. Agradeceu, claro... Depois ofereceu um chocolate quente mas o jovem disse que não pois só tinha mesmo vindo à nossa casa para aquele efeito. Despediram-se e lá foi o pequeno "grande" rapaz a caminho do carro onde seus pais o aguardavam.
Gosto de continuar a acreditar na força dos sentimentos que fazem as pessoas sairem de casa num dia como aquele, a pedido do filho, para que este pudesse demonstrar seu carinho por uma jovem de quem certamente gosta e munido de muita coragem, ter enfrentado todos os outros elementos da família que testemunharam aquele momento. Estas expressões de sentimentos são cada vez mais raras e muitos adultos não são capazes de o fazer na intimidade, quanto mais à frente de terceiros.

02/03/2010

ROSAS VERMELHAS

Rosas vermelhas significam paixão, amor, respeito e adoração.
Estas, não me foram oferecidas mas estiveram na minha sala durante uma semana. Agora, secam na garagem numa tentativa de guardar o momento em que foram oferecidas à minha filha no dia dos namorados .

BANHO DE SOL

Necas a aproveitar o primeiro banho de sol do ano

ENFIM SOL

Depois de um domingo tempestuoso e de uma segunda-feira indecisa, hoje, o meu adorado SOL resolveu aparecer lindo e esplendoroso. Ainda que esteja um pouco frio, poder sentir o sol aquecer-nos o corpo, enriquece a alma. Que dia magnífico!
Estive a pensar que faltam poucos meses para estarmos de regresso ao nosso querido e saudoso país. Vamos reestabelecer nossas rotinas, rever os amigos e começar uma nova fase.
Obviamente que a mudança, mesmo que seja um regresso, não será fácil de encarar pois para além das questões logísticas, trará uma adaptação a uma realidade que mesmo não sendo completamente nova será com certeza diferente.
A distância física da nossa residência, da nossa família e amigos durante este período, aliado ao convívio num ambiente nunca antes experimentado por nós, trouxe um crescimento humano enorme...Estamos sempre a aprender.

23/02/2010

CONCERTO DE SOLIDARIEDADE PARA AJUDAR OS MADEIRENSES

Como estou longe de Portugal, a única maneira de estar actualizada sobre a catástrofe que aconteceu na Madeira é ver as notícias na RTPi ou então através da internet. Desde o dia em que tudo aconteceu que fui tocada por uma imensa curiosodade em saber se há algum artista mais ou menos famoso (este detalhe não me interessa muito), que "coloque a mão na massa" e organize um concerto de solidariedade.
É nestas horas que eu gostava de ver os Xutos e Pontapés, UHF, Mariza, Rui Veloso, Susana Félix, Paulo Gonzo, Pedro Abrunhosa, Fingertips... E a lista podia ser bastante mais extensível; todos juntos com um único intuíto...AJUDAR  A MADEIRA!
Até podiam convidar o Tony Carreira e o filho que enchiam o espaço que quisessem.
Julgo que esta seria uma forma simpática e lúdica de promover um concerto com uma finalidade muito profunda.


Depois de fazer uma pequena busca na internet (google), dei-me conta que a Câmara de Faro vai promover um concerto com artistas locais. Vá lá, menos mal!

MADEIRA

A tristeza é profunda e só não sofre quem não tem coração. Apesar de ter ficado inicialmente chocada com o facto do Presidente do Governo Regional da Madeira não querer decretar o Estado de Calamidade Pública depois do que aconteceu na região, no passado final de semana, tenho de admitir que ele lá saberá o que é melhor para a população e só espero que não deixe de ajudar incondicionalmente quem está a sofrer e realmente a necessitar de refazer toda uma vida.