02/05/2010

discurso político

Em Portugal fala-se português. No que respeita ao futebol mais propriamente dito, temos o imbatível Manuel Machadês...uma linguagem muito rebuscada que mudou a imagem do discurso desportivo dos últimos tempos. Chamar colectivo à equipa de jogadores é enaltecedor. 
Ontem dia 01 de Maio ao ver o jornal da tarde, na RTP Internacional, não pude deixar de ficar intrigada com as palavras utilizadas pelo líder da oposição, Passos Coelho.
Espera-se que um político utilize palavras caras e difíceis aos seus eleitores? Na minha super modesta opinião, não! Qualquer político deve usar palavras que sejam entendidas por todos aqueles que representa, ou pensa vir representar. Isto é, em última análise, todos os portugueses. 
Ao longo dos anos tenho elevado o meu grau de literacia ao ouvir atentamente este tipo de argumento persuasivo que deveria chegar ao povo mas, ao contrário, deixa-os ainda pior do que antes...na ignorância envergonhada.
Eu cá não descanso e quando não percebo uma palavra, pergunto ou procuro o significado.
Então vamos lá desmembrar as duas palavras. Uma delas, a primeira, a mais complicada que eu ouvi nos últimos tempos. O meu marido já tinha uma ideia acertada dos significados mas mesmo assim fomos confirmar para tirarmos às dúvidas.
Ambas foram ditas no mesmo discurso pelo do líder do PSD:

Segundo o dicionário Priberam online
Esquizóide: (esquizo+óide)
1. Diz-se da constituição mental que predispõe para a esquizofrenia sem que tal evolução seja inevitável.
2. Indivíduo de tendência ou constituição esquizóide.
Calaceiro:
1. Mandrião, Frascário
2. Pessoa que corre à procura do que gosta.

Por este andar e se no futuro o PSD for eleito para o próximo governo do nosso país, ao invés de magalhães para os miúdos, vamos ter dicionários Passos Coelhês para os graúdos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma mensagem por dia, é uma alegria!