05/07/2019

Praga - Dicas de Viagem

Em maio tive de ir até Praga e aproveito a ocasião para deixar algumas dicas desta experiência. 

Da Viagem

Aeroporto de Praga
Fui num voo directo de Lisboa até Praga pela TAP e escolhi um voo com saída às 01h45 com chegada em Praga às 06h00. O voo de regresso foi às 19h15 com chegada em Lisboa às 21h45. 
Notas: Em Praga é menos 1 hora do que em Lisboa e como pertence a União Europeia não existe o rooming o que me permitiu ter sempre os dados móveis ligados durante a estadia.

Do Hotel
O hotel foi escolhido via Booking.com e antes de optar por esta plataforma tinha pensado em procurar pelo Airbnb porém, os comentários sobre o nível de inglês dos proprietários não eram muito abonatórios e não quis correr riscos porque não falo nada em Checo e por outro lado queria um alojamento em condições com pequeno almoço incluído.
Na altura em que fiz a reserva informei o hotel, através da plataforma do booking, que iria chegar muito cedo e solicitei que o quarto estivesse pronto para um earlier check in
Fiquei no Hotel Grand Majestic Plaza, em Praga 1 ou seja, no centro histórico. Esta escolha foi sobretudo pela proximidade em poder visitar, sem recursos aos transportes, todos os locais que tinha idealizado para esta viagem.
O quarto era muito amplo e estava impecavelmente limpo. Em cima da cama tinha um voucher de oferta para o jantar onde o valor que eu tinha de pagar era 20 euros por um menu completo. Optei por jantar todos os dias no hotel devido ao voucher. Por este valor a refeição incluía, couvert, entrada, prato principal, sobremesa e uma garrafa de vinho (branco ou tinto ou espumante). O menu para este jantar era variado e muito acima da média a nível de qualidade e como o menu era completo a quantidade foi sempre ideal.

Dinheiro - Apesar da República Checa pertencer à União Europeia não aderiram ao Euro o que significa que a moeda nacional são Coroas Checas. 
A melhor opção caso tenham possibilidade é utilizar o cartão Revolut. Quem não tem este cartão pode saber pormenores no Facebook, grupo Revolut Portugal aqui.

Condições meteorológicas - Devia ter levado um guarda-chuva na bagagem e como não o fiz apanhei uma valente chuva logo no primeiro dia. Tive de ao shopping localizado na  Rua Namestí Republiky, perto do hotel onde fiquei mas não me livrei de ficar constipada. 
Shopping Center
Dicas sobre alimentação e bebidas - Existem imensas lojas de conveniência mas não aconselho nenhuma porque os preços são muito elevados. Só para terem um ideia é mais barato beber uma cerveja numa esplanada do que comprar numa destas lojas. Aquilo que fiz todos os dias em que fui passear foi apostar no pequeno-almoço e levar 1 ou 2 bananas e 1 ou 2 ovos cozidos. Este reforço ajuda com que a fome para almoçar só apareça mais tarde. 
O jantar como mencionado anteriormente foi sempre no hotel.
Para almoçar fui muitas vezes ao supermercado Billa onde é possível encontrar sandes maravilhosas, saladas prontas, cerveja e água (porque nem só de cerveja vive esta pessoinha). Os preços no supermercado são excelentes e podemos escolher um dos muitos parques ou praças para parar e comer descansadamente. 
Supermercado Billa
No último dia em Praga resolvi experimentar um doce típico que é vendido em vários locais, Trdlo. É um bolo em formato de cone que é assado na hora num espeto e pode ser vendido simples, barrado com chocolate, doce de fruta ou recheado com gelado, frutas e cobertura de chantily. Optei por comprar um simples barrado com chocolate e repeti a dose noutra loja porque aquilo era mesmo muito bom.
Dos Passeios
Nunca utilizei transportes excepto ida e volta para o aeroporto onde optei por utilizar Uber que funciona lindamente. De resto andei sempre à pé. Fiz dezenas de quilómetros por dia e valeu a pena porque na minha opinião não há maneira mais interessante de se conhecer uma cidade se não estivermos disponíveis para caminhar quase sem destino ou seja à descoberta.
Existem alguns mercados de rua onde podem encontrar desde artesanato local, frutas, bebidas e comidas rápidas.
Não se deixem enganar, como eu, se virem uma moeda no chão. Não tentem apanhar porque está colada e é uma brincadeira para apanhar os mais ingénuos.

Prague Castle - Um complexo enorme onde está o castelo de Praga e muitas outras atracções. Para entrar neste complexo temos de passar por um sistema de segurança e mostrar o que temos dentro da mochila.

The Dancing House - Um edifício que funciona como centro de escritórios e cuja arquitectura é bastante peculiar. Inicialmente este edifício tinha a designação de Fred e Ginger em homenagem aos dançarinos, Fred Astaire e Ginger Rogers.

Vysehrad - Depois de ter visitado a casa dançante continuei pela avenida fora até encontrar um caminho à esquerda com uma subida enorme onde vai dar numa fortaleza onde está a Basílica de São Pedro e São Paulo e um cemitério onde, pelo que percebi, estão sepultadas personagens históricas. O caminho para subir até esta Basílica não é muito visível e tive de perguntar para não andar mais perdida do que estava.

Charles Bridge and Bridge Towers - Este é um dos locais de passagem mais movimentado de Praga. É uma ponte com muitos artistas, imensos turistas e magotes de Chineses ("são mais que as mães", é impressionante). 
Esta é uma das pontes que se pode passar para a outra margem onde está o complexo do Castelo de Praga, o Bairro Judeu, o Menino Jesus de Praga e outras atractividades que podem ir à descoberta.
Nesta ponte existe mais do que uma estátua, em locais diferentes, onde as  pessoas passam a mão, talvez em sinal de boa sorte, não sei. Por via das dúvidas passei a minha mãozinha em todas, não fosse o diabo tecê-las.

Old Town Square - Esta também é uma das partes mais movimentadas de Praga porque para além de haver imensas esplanadas é onde está a Torre do Relógio Astronómico.

The Astronomical Clock - Fiquei muito curiosa para ver o que acontecia neste relógio porque à frente da torre juntam-se centenas de pessoas. À hora certa o relógio toca mas na minha opinião, não é nada de especial. É bem perto deste local que está a rua que vai dar ao Sex Machine Museum.

Municipal House - Actualmente é uma casa de espectáculos. Foi possível entrar sem problemas e dar um volta para admirar os azulejos e decoração interior. 
É aqui que está o Municipal House Cafe e todo o edifício tem uma arquitectura de tirar a respiração, estilo arte nova com tectos muito altos, janelas e espelhos gigantes assim como candelabros dignos de um palácio.

Infant Jesus of Prague, Church of Our Lady Victorius - Ir à Praga e não visitar a igreja onde está a imagem do Menino Jesus de Praga deve ser como ir à Roma e não assistir uma missa portanto, também fui visitar este local.

Josefov - Jewish Town - Fui visitar o bairro Judeu mas não entrei na sinagoga nem no cemitério.

Dos Museus
National Museum - O bilhete para este museu permite visitar uns 4 ou 5 museus diferentes sem ter de comprar outra entrada. De notar que tirando a pessoa da bilheteira ninguém fala inglês e mesmo a pessoa que está a vender na bilheteira não é muito fluente. É um museu interessante com muitas salas para visitar.
Mesmo ao lado deste edifício está outro museu que fui visitar de seguida, o National Museum New Building

Czech Museum of Music - Tendo em conta a localização do hotel onde fiquei alojada, este museu é do outro lado da Charles Bridge e apesar de não ser espectacular foi interessante.

Sex Machine Museum - Este museu vale muito a pena mesmo, é sério. É super divertido e com devices que não fazia ideia da existência. Se quiserem passar um tempo divertido não deixem de visitar este museu.

Hard Rock Café - É um espaço por onde passo sempre que viajo e aqui em Praga não podia ser diferente. Comi uns nachos e bebi um cervejola só para manter a tradição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma mensagem por dia, é uma alegria!