12/06/2013

Santo António 2013

Sempre fui fascinada pelas festas juninas. No Brasil estas festas são tradicionais e segundo reza a História, foram levadas pelos colonizadores portugueses. Apesar das comemorações aos Santos Populares, decorrerem nos quatro cantos do Brasil é no nordeste que estas festas têm uma maior expressão.
É uma altura do ano onde as fogueiras de rua ganham lugar, onde a gastronomia típica passa por vários pratos à base de milho e fubá e onde o quentão é a bebida eleita. O quentão é uma bebida típica para ser consumida em noites frias e leva aguardente (cachaça), gengibre, açúcar, cravo e canela. Tendo em conta que esta é uma época de frio por todo o Brasil, esta bebida acaba por "aquecer" todas as pessoas à volta das tradicionais fogueiras.
Também é por esta altura que tem lugar as conhecidas simpatias ao Santo António Casamenteiro. As moças em idade de casar acabam por entrar nas brincadeiras.
Da minha juventude guardo duas simpatias que fiz. A primeira, foi encher uma bacia de água fria e colocar lá dentro vários papelinhos devidamente dobrados e cada um deles com uma letra do alfabeto. Esta bacia deverá permanecer ao relento, na noite de 12 para 13 de junho e deve-se fazer o pedido ao Santo António para mostrar a letra do nome do futuro marido. Comigo resultou e eu nem conhecia o meu futuro marido. Coincidência? Tudo é possível mas eu tenho fé.
A outra simpatia que fiz, foi colocar o Santo António de castigo. É verdade, pode parecer loucura mas, coloquei o meu santinho preferido, de cabeça virada para baixo por trás da porta do meu quarto e, pedi ao Santo António, para me trazer o meu amado directamente para os meus braços...e assim foi! Outra coincidência? Se calhar.
Hoje, aqui em Lisboa, irão acontecer as festas de bairro mais bonitas e animadas que eu conheço. Em honra de Santo António, haverá muitas sardinhas assadas, vinho, cerveja, febras, muita festa e animação. Há uma "invasão" de pessoas que vão para as ruas dos bairros típicos de Lisboa, num dos convívios mais animados e tradicionais de Portugal. É fundamental comprar um manjerico que nunca dever ser cheirado directamente com o nariz. O truque é colocar a mão em forma de concha e depois levar ao nariz para sentir aquele aroma maravilhoso.
Ainda hoje, terão lugar os casamentos de Santo António com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa onde 11 casais vão dar o nó.
E viva o Santo António!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma mensagem por dia, é uma alegria!