Eu, a Kika, favas com entrecosto, pimenta de cheiro (não é para meninos), arroz integral, salada da nossa horta, uma piscina e...felicidade!
Mostrar mensagens com a etiqueta HORTA. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta HORTA. Mostrar todas as mensagens
22/05/2016
16/11/2014
Confesso...
...que no dia internacional dos animais, enquanto milhares de pessoas espalhadas por este mundo fora partilhavam na internet fotos e vídeos dos seus bicharocos favoritos, euzinha aqui, transformei-me oficialmente na versão feminina do Arnold Schwarzenegger no filme o exterminador implacável.
Vestida à rigor com máscara, óculos, dois pares de luvas em cada mão pois, se é para fazer uma cena digna do filme Hostel ou coisa que o valha, mais vale prevenir que remediar. Lá coloquei o veneno num recipiente próprio e sai para o jardim. Se algum vizinho ou vizinha me viu naquela linda figura, tiveram a certeza naquele momento que a família daquela casa ou pelo menos a matriarca, é definitivamente weird.
Exterminei centenas e quase me arrisco a dizer milhares de nóctuas ou roscas. São lagartas de solo que adoram a noite ou seja, são noctívagas. Na verdade o raio das lagartas estavam a consumir sem dó nem piedade, a matar sem nada que as impedissem, a relva da minha casa. Na minha santa ignorância, eu pensava que era falta de água (até porque o sistema de rega tinha estado desligado para arranjo e quem estava a regar a relvinha à mangueirada, era aqui a madame). Eu regava e nada, voltava a regar e a relva continuava a morrer. Tinha de ser outra coisa pois a relva já estava a morrer afogada segundo a minha teoria. Foi num final de tarde que percebi que estavam a sair debaixo da relva, uma borboletas (tipo traça, um nojo), então tive a certeza de que era uma praga e apliquei um veneno próprio.
Depois de aplicar o veneno e ter regado a relva em toda a sua extensão fui dormir à espera de ver os resultados no dia seguinte.
13/11/2014
A nossa horta biológica
Foi pensada em pormenor com resultados muito acima da média. Já não compro vegetais há imenso tempo. Destas caixas já colhemos de tudo um pouco e vamos alternando a plantação, de acordo com a sazonalidade dos produtos. Apenas como ideia de referência já colhemos abóboras, courgettes, pimentos, feijão verde, batata doce, alho francês, Alfaces, tomate chucha, cacho, coração de boi, e tomate cereja, quiabos, pepinos, berinjela, cebola roxa, couves de diferentes variedades, acelga, almeirão, rúcula, rabanetes e basílico (manjericão).
Experimentamos algumas frutas como por exemplo: Meloa da Galia, melão, melão pele de sapo e melância porém, depois da colheita, verificamos que não eram doce o suficiente. Desistimos das frutas e apostamos nos legumes e vegetais.
Neste momento temos: nabiças (muitas), espinafre, pimentas de diferentes variedades, couves para o Natal, ervilha torta, favas (da pequena), os pimentos continuam a dar, as berinjelas também, cebola branca, cebolinho, alho francês, alface e quiabos.
É 100% biológica. Somos exterminadores implacáveis de lagartas e quaisquer outros seres indesejáveis. Tudo à mão e, se for de noite, à base de lanterna para não falharmos nenhum spot.
Fica a sugestão para quem quiser arriscar. A madeira foi comprada à medida na Sobreira & Serras (Cacém). Para a madeira não abrir com o passar do tempo, foi colocado internamente, um sistema de aço em vários pontos (na largura).
![]() |
| Início da Horta 01/06/2014 |
![]() |
| 20/09/2014 |
Subscrever:
Mensagens (Atom)



