31/12/2013

Em 2014

Vou tentar cometer uma loucura saudável, viajar mais e criar novas e excelentes memórias. 

26/12/2013

Foi Natal

Estamos sempre a dizer ou a ouvir alguém mencionar que o tempo voa. Ainda ontem era Natal e hoje, já foi. Agora só para o próximo ano. 
Este ano estive particularmente atenta as mensagens de natal e respectivas proveniências. Sem querer julgar ninguém por aquilo que escrevem, em alguns casos bastava escrever Feliz Natal ou Boas Festas ou então, mais valia não dizerem nadinha, era mais autêntico.  
Ler mensagens de perdão, de amor e carinho, de paz e harmonia com Deus à mistura e sei lá mais o quê, de pessoas que vivem a vida armando falcatruas, criando desavenças, enganando o diabo ao quatro é no mínimo hilariante mas, tudo bem, é Natal e pelos vistos nesta época, quase tudo é permitido. 
Eu aqui pelos meus lados, adorei a mensagem do Homem sem Blogue (foi super criativa e muito simples), adorei o silêncio de algumas pessoas que amo profundamente pois, assim como eu, preferiram a contemplação da telepatia emocional. 
Lembrei-me com muitas saudades, do filho da minha amiga Teresa Silva, da Bia (prima do meu marido), da minha avó Alice, da minha Bisavó Nieta, da malandra da minha tia Lúcia que deve estar a animar o céu ao lado dos falecidos maridos. Lembrei-me mesmo agora enquanto escrevo este post, do meu colega Carlos (curso de inglês) que sem explicação palpável, tirou a própria vida. 
Como não poderia deixar de ser, obviamente que me lembro sempre, de dois anjos que passaram de rompante da minha vida deixando saudades infinitas. 

23/12/2013

2014 Wishing List

Quanto a este ano que está quase a acabar, agradeço a Deus estar viva e poder comemorar estas festividades com a minha família.
Agradeço também os bons momentos, as alegrias e as experiências positivas que me fizeram crescer como mulher e como pessoa humana. 
Como nem tudo foram rosas, não quero deixar de mencionar  que até as experiências menos boas que tive de enfrentar e superar, serviram-me de grande ensinamento. 
Aprendi e tenho a certeza absoluta de que posso viver com muito pouco ou quase nada de material. Esta perspetiva, fez-me observar o medo do desconhecido de um ângulo completamente diferente.
Fui apresentada ao "bicho papão". Sei que pode vestir Prada, andar de metro, de carro, ser homem, mulher, português, estrangeiro, bicha e, ter ou não, formação superior. Existe em vários modelos, tamanhos e para todos os gostos.
Aprendi com alguma dificuldade que mesmo desejando o melhor para os meus entes queridos, dependerá de cada um, individualmente, querer ou não alcançar aquilo que pretendem.
Foi então que entendi e interiorizei a maior mudança que aconteceu em mim nos últimos anos e, de uma forma egoísta confesso, coloquei-me em primeiro plano sem pensar duas vezes.

Entre outras coisas, para 2014:
Procurar e cultivar a Paz, o descanso merecido
Tratar da Saúde
Ser menos [in] previsível
Procurar um curso de formação financiado em como lidar com situações inusitadas e parecer que nada aconteceu [in] Gestão de conflitos
Treinar para falar menos, muito pouco, apenas o essencial pois o silêncio é o segredo do sucesso
Dar descanso à minha voz e evitar constipações
Pensar em cores de tinta para os cabelos (os 1ºs brancos estão a aparecer)
Estar em algumas festas especiais
Trabalhar sem desistir
Continuar a acreditar que vou acertar no euro milhões em sociedade [com AC e  PM] ou em família
Ler novos livros e reler todos os que puder
Ouvir muita música e dançar, ao som de uma inesquecível
Escrever sobre controvérsias difíceis de aceitar, com ou sem preconceitos
Identificar as personagens de alguns textos [in] diretos no meu blogue
Chorar com classe e elegância
Brindar ao amor com o melhor vinho da casa
Olhar para quem não presta nos olhos como se nada fosse
Fazer-me de totó por [in] conveniência
Dar um abraço a quem merece no momento certo
Lembrar os mortos com as devidas saudades
Falar sobre tudo e mais alguma coisa, com Deus

18/12/2013

Gripe e mimos

Tenho estado adoentada e a recuperar de uma forte gripe. Por estes dias tenho sido mimada por quem de direito. Meu marido carinhosamente me disse na manhã em que acordei com a maleita: ...mesmo despenteada, és linda! Para ajudar a melhorar o meu estado, no final da tarde foi até a cozinha e preparou-me um vinho quente com canela. Estava divinal.
A minha filha mais nova, neste mesmo dia enquanto eu estava toda enroladinha numa manta, saiu-se com a frase: mãe, és a pérola dentro da ostra. 
Hoje de manhã a minha filha mais velha, se calhar farta de me ouvir tossir antes de vir trabalhar, levantou-se da cama, desceu as escadas e entregou-me um frasco de xarope, deu-me um beijinho, desejou-me as melhoras e voltou para a cama.
São estes pequenos detalhes da "famelga" cá de casa, que me dão muitas alegrias. 
Prendas para quê não é?


17/12/2013

Porque há coisas [cenas]...

...que me desanimam e me entristecem, me deixam sem chão onde pisar mas, ao mesmo tempo, me incentivam a nunca desistir de ser quem sou e contribuem para que eu seja mais forte hoje, do que fui ontem e do que vou ser amanhã. 

16/12/2013

Vinho quente [precisa-se]

Quem me conhece sabe que estou sempre com a 5ª mudança metida e arrasto quem tenta boicotar a minha energia. Devo ter nascido com o velocímetro avariado e esta coisa de ficar "Zen" e manter o "low profile" não funciona no meu estilo de vida. Devo dar uma canseira nos outros mas fazer o quê, não é? Não consigo ser de outra maneira no entanto, há uma coisa que me deixa em baixo de forma, que me cala o pio e dá descanso ao volume da minha voz...estar doente! Sinto o corpo dorido, a garganta a doer e só me apetecia estar quentinha debaixo dos meus edredons, um ou dois copos de vinho quente e dormir até ficar boa outra vez.

13/12/2013

Ti Álvaro das farturas [uma figura típica de São Domingos de Rana]

Não sou propriamente uma consumidora de farturas e afins. Quem me conhece sabe que não sou uma fã destas iguarias contudo, passo perto do estaminé do Ti Álvaro com muita regularidade. Deve ser uma pessoa com visão para o negócio. Esteja a chover ou a fazer sol, lá está ele na sua rulote e, segundo percebi, já está nesta atividade há mais de 20 anos. 
Conseguiu captar a minha atenção e curiosidade, já lá vai muito tempo. Sempre que eu passo por aquela esquina, ele está à frente de um portátil e comecei a indagar se teria alguma atividade nas redes sociais. Hoje decidi investigar o assunto e deparei-me com uma página no facebook, presença no programa Você na TV e outra no Querida Júlia. Para além das farturas o Ti Álvaro vende churros recheados, marca presença fixa em São Domingos de Rana e, obviamente, em todas as festas da redondeza.  

12/12/2013

"Teoria da Relatividade Essencial"


"A mortalidade dos que amamos devia levar-nos a amá-los com mais verdade. Cada dia é um presente magnífico, mesmo para quem não o reconhece...

11/12/2013

WestJet Christmas Miracle

A ideia colocada em prática foi simplesmente adorável! Parabéns WestJet.

10/12/2013

És mentirosa mas gosto bué de ti

Minha querida lua, és mentirosa mas adoro-te. És linda, radiante e venero a tua beleza desde o dia em que nasci. 
Naquela altura eu não fazia a mais pálida ideia de que de vez em quando, tinhas de mentir para avançar em algumas fases do teu ciclo. Depois, mais tarde, explicaram-me como te ler. Foi aí que comecei a te entender mais profundamente. Percebi que a mentira faz parte da tua essência, és assim e ponto. Foi por este motivo, pela tua autenticidade, que aprendi a gostar de ti como és. 
Tens o magnífico poder de me encantar e inspirar, todos os dias, naquilo que é simplesmente a tua verdade mais pura.

09/12/2013

Frio?#2

"Nós não temos frio, nós usamos thermotebe". Quando o frio aperta, nem com roupa interior apropriada a coisa fica melhor. Não gosto do frio nem de o sentir em nenhuma circunstância. 
Sou uma pessoa do calor, do aconchego, do conforto térmico e gosto mesmo é do verão, do calor, de sandálias, de pouca roupa e de bebidas frescas.
Para colmatar as baixas temperaturas, ficamos juntinhos uns aos outros. Este também pode ser um bom conceito de família.

08/12/2013

[Re] Descoberta

Contigo, sempre contigo...
Fomos namorar para Lisboa e no dia seguinte para Sintra. As demonstrações de amor e carinho têm de ser uma constante na nossa vida, doutra forma a paixão deixa de ter a força necessária e não é nada disto que pretendemos, pois não? 
Dia 1 foi em Lisboa - A baixa lisboeta estava estava vestida para o Natal, magnífica como sempre e o frio apelava para que andássemos agarradinhos um ao outro. Depois de uma grande volta (Avenida da Liberdade, Restauradores, Rossio, Rua Augusta, Praça do Comércio e Chiado, descemos as escadinhas da Calçada do Duque e quase a finalizar o dia, escolhemos o Restaurante O Solar do Duque para um jantar muito romântico. O restaurante tradicional, pequeno e acolhedor tinha como música ambiente, muitos fados. Ouvir fado normalmente me faz chorar ou me coloca a "pensar na morte da bezerra" contudo, estávamos tão felizes e entusiasmados que a música foi um elixir para aqueles momentos.
Apesar do frio que se fazia sentir lá fora, o ambiente no interior era agradável, a comida muito saborosa e até tivemos direito à luz de vela na mesa. Lisboa estava perfeita e nós adoramos todo aquele encanto.
Dia 2 foi em Sintra - No dia seguinte fomos dar uma volta a Vila mais romântica de Portugal, Sintra. Depois do passeio de Lisboa, só mesmo Sintra para ultrapassar todas as expectativas do dia anterior. Já não visitava os monumentos de Sintra desde 2000 e depois de uma paragem na Piriquita II, onde comemos o tradicional travesseiro de Sintra com um café, fomos direitinhos para o Castelo do Mouros onde vislumbramos algumas das vistas mais bonitas de Portugal. 


04/12/2013

Regresso ao passado

Se inesperadamente a vida te [re]apresentar alguém do teu passado que, por sorte ou azar, tenha ficado alguma coisa por dizer naquela altura, aproveita a ocasião. 
Através de algumas palavras ou simplesmente, pelo silêncio da tua presença ou do teu olhar, diz aquilo que um dia não tiveste a oportunidade de dizer. Por fim, e mesmo que seja necessário alguns cafés e encantamento à mistura para o fazer, afasta-te pela tua própria vontade sem dar nenhuma SATISFAÇÃO e continua a viver a tua vida como sempre o fizeste, de cabeça erguida e de alma lavada.
A catarse em causa aconteceu quase em simultâneo e de forma distinta, comigo e com o meu marido, neste ano que esta quase a acabar.
Como pessoas adultas que somos, não desejamos a vingança mesquinha, avançamos com a nossa vida e deixamos que seja o Karma, a fazer o trabalho sujo.