05/04/2010

Segunda-feira de Páscoa

Para nós portugueses um dia de feriado a seguir ao domingo de Páscoa parece uma ilusão mas, o certo é que este dia existe aqui nas redondezas de Mons. Não cheguei bem a perceber se o feriado é gozado em todo o país mas dá-me a sensação que sim.

Decidimos ir até Jemappes para assistir a uma tradição folclórica, a Cavalcade.
  

 O tema deste ano foi o cinema.

É uma festa muito interessante e bem adaptada à localidade. As roupas que os foliões usam são alegres e contrastam com o cinzento do céu. O cortejo é sempre acompanhado por uma "banda fanfarresca" e não há quem não se deixe contagiar pela animação.
Pela altura de 1900 apareceu o primeiro gigante, Dominique, no cortejo. Alguns anos mais tarde as autoridades locais decidiram casar o mesmo com Dominica e desta relação surgiram o Dominicus e a Dominicienne.
Porém, o auge da festa ainda não havia começado...Todos estavam à espera de ver os reis da paródia que tardaram em aparecer mas quando chegaram, animaram e muito a multidão. 
Os Gilles atiravam milhares de laranjas para as pessoas e, com esta tradição, obrigaram a que todos estivessem bem atentos senão...Levavam com as frutas onde calhasse. 
Este género de ofertas (laranjas), representa a fertilidade e o trabalho dos homens.
Originalmente também ofereciam pão mas a actual conjuntura fez com que adoptassem apenas a laranja que, neste momento, serve de arma de arremeço e comunicação com a audiência.
 Quem é que disse que o Carnaval são apenas três dias?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma mensagem por dia, é uma alegria!