02/12/2011

E foi assim...

...depois de ter passado o feriado a convalescer, tive de ir trabalhar mesmo sabendo que não estava em condições para exercer as minhas funções na sua plenitude. Estar meia adoentada e com algum sofrimento fez-me pensar nas pessoas que estão doentes há anos, presas às camas de um qualquer hospital a sofrer horrores com dores crónicas, pessoas que estão dependentes de terceiros, muitas vezes desconhecidos, para conseguirem sobreviver à doença com alguma dignidade humana. Este pensamento deu-me força extra para levantar de manhã e investir todas as minhas energias directamente para o meu local de trabalho.
O dia foi cansativo sobretudo para quem está a recuperar mas nada comparado com o que eu ouvi quando regressei a casa...
 Fotos daqui
...a televisão estava ligada no programa Portugal em Directo mas nenhum membro da minha família estava propriamente a prestar atenção no programa em causa no entanto, quando a jornalista Dina Aguiar começou a falar acerca do resgate dos pescadores da embarcação Virgem do Sameiro as nossas atenções mudaram de sentido.
Foi muito emocionante ouvir que dois dias depois de terem sido dados como desaparecidos, os pescadores que estavam literalmente perdidos no mar,  tinham sobrevivido e estavam aparentemente bem.
Fiquei verdadeiramente feliz! Felizmente uma boa notícia para 6 famílias, muitos amigos e, um país em plena recessão, com necessidade de ouvir algo de verdadeiramente bom e sem meias verdades.
"...é preciso agradecer à Força Aérea Portuguesa" dizia um senhor de apelido Coentrão (deve ser familiar do futebolista), à porta do hospital de onde estavam a sair os pescadores, juntamente com os seus familiares mais próximos e, voltou a repetir o agradecimento, pelo menos mais uma vez.
Para além de imaginar a alegria que ia na alma de todos os elementos daquela tripulação quando avistaram balça, imagino como devem ter ficado os pescadores quando perceberam que o drama da vida deles tinha chegado ao fim.
É neste momentos que eu gostava de saber, onde andam os comentadores que costumam aparecer volta e meia na televisão a criticar os militares? Porquê não se dignam numa altura como esta a dizer  e, a apresentar soluções, melhores e mais eficazes? Se eles se acham tão inteligentes para opinar sobre as linhas orientadoras da defesa de Portugal, seria interessante saber o que pensam sobre este tipo de missões. Estes militares que ainda estão no activo também sofreram cortes nos ordenados e, eu tenho a certeza, que eu iria ficar chocada se soubesse qual o salário mensal que recebe o militar Luís Silva - foi o primeiro tripulante a falar com um dos pescadores - que de t-shirt azul mandou-se naquele mar (imagino gelado) e cumpriu a sua parte, na missão conjunta de toda a tripulação.
Parabéns!


1 comentário:

Uma mensagem por dia, é uma alegria!