26/12/2011

Consoada da família Baptista

A preparação começou na sexta-feira! Por sorte...sim, porque foi uma sorte, tive a possibilidade de sair mais cedo do trabalho e, fui às compras das matérias-primas, para o nosso menu de Natal. Sem stress, com a calma necessária, consegui comprar tudo o que eu necessitava para dar início às lides gastronómicas.
Depois de colocar o capão de molho em água fria com limões e laranjas, fui com a minha cara-metade, comprar os restantes ingredientes.
Para um resto de antevéspera de festas, tive trabalho suficiente…o resto da noite foi passado em família, à volta de um filme, a tentar relaxar antes de um dia, que se avizinhava, cheio de afazeres.
Preparativos: Polvo assado
Preparativos: Pimentos baby recheados com queijo feta e cogumelos recheados com paté da Rô
Migas de Broa amarela com espargos, couve portuguesa e linguiça 
Capão recheado com miúdos e castanhas
Obviamente que o sábado, dia 24, foi passado na cozinha, local onde me sinto verdadeiramente bem. Felizmente as coisas estavam sob controlo e pude trabalhar com a ajuda de todos. O meu lindo, ajudou-me em tudo o que ia surgindo e, a tarefa de assar o capão, ficou sob a sua responsabilidade. As sobremesas, estiveram por conta da Daniela e, o protocolo de mesa, como não podia deixar de ser, foi tarefa que deixei sob a alçada da Carolina.
O bacalhau também fez parte do menu...estava escondidinho no forno para manter a temperatura.
O resultado de um dia de trabalho, regado à Esporão Reserva e ice tea de manga, está à vista…
Para o ano, haja saúde...estaremos de volta!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma mensagem por dia, é uma alegria!