Mostrar mensagens com a etiqueta GASTRONOMIA. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta GASTRONOMIA. Mostrar todas as mensagens

27/06/2016

Conections do Fundão

Trabalho numa instituição com os melhores alunos do mundo ou não?!
Esta encomenda foi feita há mais de quinze dias e estava a ver que não comia cerejas este ano. 
Se a foto não serve como prova de que eu estava enganada só posso garantir que o meu serão de hoje vai ser, com certeza, muito interessante. 
Obrigada, Daniel. 

18/11/2013

Almoço? É apenas o início!

Se o almoço vai ser assim, o resto do dia promete...Tenho de agradecer ao meu marido, chef de serviço, que é o mestre da culinária nestas lides e que me proporcionou como aperitivo, um gin tónico de canela e cravinho com casca de laranja, de chorar por mais um gole :)

15/11/2013

"Motard" Misterioso

Por duas vezes à saída do meu local trabalho, fui abordada em pleno trânsito, por um "motard" misterioso que se colocava estrategicamente ao lado do meu carro. Enquanto estava parada à espera de uma oportunidade para mudar de faixa e, nas duas ocasiões, ele olhou-me nos olhos e acenou-me um adeus. Da 1ª vez não fiquei muito intrigada. Tinha quase a certeza que era um dos meus colegas de trabalho e depois de questionar os mesmos, aí sim, fiquei com uma pulga atrás da orelha...não era nenhum.
Na quarta-feira desta semana, lá estava outra vez o "motard", vestido a rigor para a ocasião, com um capacete em que eu só lhe conseguia ver um sorriso nos olhos e o habitual aceno. Bolas, mas quem será esta alma? Perguntei a mim mesma e segui o meu percurso para o sítio do costume.
Ontem, na inauguração da exposição "Design Sucks", o "motard" misterioso apareceu. Fiquei muito feliz em saber que era o chef Marco Sarmento, por quem eu e o meu marido, nutrimos um especial carinho e admiração.

11/11/2013

No dia de São Martinho...

Castanhas, pão e vinho. Um belo programa para o final do dia de hoje junto daqueles que mais amo...Falta apenas a Jolie que estará connosco em pensamento!

Bom dia

Contigo, o café tem sempre um sabor muito especial...
Todas as manhãs, no sítio do costume :)

03/12/2012

Caralhotas

Isto de dar nomes aos pães, têm muito que se diga...

29/06/2012

Caracóis e caracoletas

Está aberta a época dos petiscos de verão...


02/01/2012

After cooking the new year's eve dinner...

O ano mal havia começado e eu já estava a sentir uma sensação esquisita no meu estômago. Something like, butterflies in stomach! É uma sensação que, segundo os especialistas, habitualmente se sente quando estamos prestes a viver uma experiência de perigo eminente. Fisiologicamente, o nosso organismo liberta adrenalina em quantidade necessária para que, o sangue, deixe de estar localizado onde devia estar (no estômago) e se concentre nos músculos. A tensão aumenta, o apetite, diminui drasticamente e, em alguns casos, aparecem náuseas e vontade de vomitar. Parece impecável para quem quer fazer dieta no entanto, para quem não quer emagrecer, é uma sensação horrível!
Imagino que, na pré-história, esta sensação poderia ser aproveitada em dois aspectos diferentes isto é, para enfrentar ou para fugir literalmente de uma ameaça que, naquele tempo, era normalmente, um qualquer animal selvagem. O resultado era muito simples…Eras caça ou caçador!
Na vida moderna, sentimos estas sensações menos boas e muitas vezes não sabemos lidar com as mesmas. Não fugimos nem atacamos contudo, não sabemos o que devemos fazer. Costuma-se dizer, que é o stress, que é um reflexo dos problemas com os quais nos deparamos diariamente. Em resumo, parece-me que é o peso de muitas responsabilidades nos ombros de quem, não tem a musculatura suficiente, para suportar tamanhas façanhas.
Quando se é criança pensa-se que se pode mudar o mundo, que temos força suficiente para movermos montanhas.
As crianças, normalmente pintam casas com janelas, rodeadas de árvores, com jardim cheio de flores, com passarinhos a voar e, cuja localização, pode eventualmente ser perto de uma montanha ou de uma praia. A casa, esta pode ser térrea ou não porém, no céu, é imprescindível que uma criança não esqueça de desenhar um sol, de preferência enorme, com raios fortes para iluminar, para além do desenho…os olhos de quem se dignar olhar para o mesmo. Os meus desenhos eram assim...
Como é que isto tudo está relacionado com o meu estado de espírito? Não sei explicar…apenas apetece-me escrever para deixar registado este momento.
Lombo de porco assado
Espargos, castanhas e alho francês ao forno
Arroz de festa da Rô
Grelos salteados
Sobremesas made by Daniela Baptista
Bolo de laranja
Muffins de chocolate
pudim de leite condensado
salada de frutas pintada de mirtilos

26/12/2011

Consoada da família Baptista

A preparação começou na sexta-feira! Por sorte...sim, porque foi uma sorte, tive a possibilidade de sair mais cedo do trabalho e, fui às compras das matérias-primas, para o nosso menu de Natal. Sem stress, com a calma necessária, consegui comprar tudo o que eu necessitava para dar início às lides gastronómicas.
Depois de colocar o capão de molho em água fria com limões e laranjas, fui com a minha cara-metade, comprar os restantes ingredientes.
Para um resto de antevéspera de festas, tive trabalho suficiente…o resto da noite foi passado em família, à volta de um filme, a tentar relaxar antes de um dia, que se avizinhava, cheio de afazeres.
Preparativos: Polvo assado
Preparativos: Pimentos baby recheados com queijo feta e cogumelos recheados com paté da Rô
Migas de Broa amarela com espargos, couve portuguesa e linguiça 
Capão recheado com miúdos e castanhas
Obviamente que o sábado, dia 24, foi passado na cozinha, local onde me sinto verdadeiramente bem. Felizmente as coisas estavam sob controlo e pude trabalhar com a ajuda de todos. O meu lindo, ajudou-me em tudo o que ia surgindo e, a tarefa de assar o capão, ficou sob a sua responsabilidade. As sobremesas, estiveram por conta da Daniela e, o protocolo de mesa, como não podia deixar de ser, foi tarefa que deixei sob a alçada da Carolina.
O bacalhau também fez parte do menu...estava escondidinho no forno para manter a temperatura.
O resultado de um dia de trabalho, regado à Esporão Reserva e ice tea de manga, está à vista…
Para o ano, haja saúde...estaremos de volta!

18/12/2011

Made by me

Depois de passarem pelo grelhador, fogão ou forno, as minhas ideias criativas acabam sempre na mesa.

15/12/2011

Neste Natal

Peru...
...ou Cabrito?
Na dúvida, que tal os dois?

10/12/2011

Viva Espanha...na casa da Rô

De vez em quando viajamos pela gastronomia do mundo e confecionamos um ou outro prato a título de experiência. Não esquecemos é lema de que cá em casa, come-se melhor do que em qualquer outro sítio. Esta unanimidade de opiniões, que tantas vezes oiço, faz-me sentir uma pessoa muito realizada.

No âmbito do conceito da cozinha da Rô (sim porque eu tenho o meu próprio conceito) os pratos devem ser sempre saborosos, saudáveis e com uma apresentação digna de um restaurante. Deve-se estudar, conhecer e plantar algumas ervas aromáticas fundamentais e utilizá-las sempre em detrimento do sal. As especiarias também têm um lugar especial em muitas das minhas confecções culinárias.
Do almoço de hoje, só ficaram os registos fotográficos…e a nossa memória gustativa de que a paella estava mesmo muito boa!

04/12/2011

Amanhã

Começo a idealizar as iguarias e guarnições que vou confeccionar para a consoada de Natal.

11/11/2011

Hoje é dia de...

...boas e quentinhas.

Infusão de hortelã

Não tenho um gabinete fechado, é um facto. Se eu divulgasse onde tenho meu posto de trabalho, assim como quem comigo colabora, muitos não acreditariam. Por este motivo e, porque a minha tosse já deve estar a incomodar, um colega de trabalho trouxe hortelãs. É a mezinha natural de hoje e já vou na segunda caneca!

Casa da Prisca

Conheço a Casa da Prisca desde a sua abertura. Naquela altura tive a oportunidade de falar com o proprietário, o Sr. Agostinho Santos, um Senhor com o dom da boa conversa e amigo de bem receber quem por aquele espaço se digna a parar.

Logo a seguir surgiu a oportunidade de eu escrever um artigo sobre aquela região numa newsletter universitária e, como não podia deixar de ser, acabei por estabelecer um enquadramento dos produtos que a Casa da Prisca comercializava com a região onde estão inseridos.

É com muito agrado que vejo esta empresa crescer num momento que todos dizemos ser de crise e, obviamente, por ser uma empresa nacional em plena expansão esta situação é muito animadora.

A preocupação sempre constante na inovação e desenvolvimento de novos produtos é uma mais-valia como elemento diferenciador num mercado cada vez mais competidor. Por esta razão e outras tantas, deixo aqui uma sugestão: Visite a Casa da Prisca em Trancoso.
As minhas preferências são sempre sombra de dúvidas: as alheiras, as farinheiras, as chouriças, os queijos, as compotas...
As fotografias que se seguem foram tiradas por mim, numa iniciativa que culminou com um almoço no passado dia 08 de Novembro de 2011, numa Escola Superior de referência nacional, onde todas as receitas foram desenvolvidas pelos alunos de Mestrado da instituição em parceria com a Casa da Prisca.   
Sopa de alheira de caça e castanha
Patasniscas de alheira de bacalhau/Empada de alheira de bacalhau/Cogumelos gratinados com alheira de caça/ Enguias com presunto/Risotto de enchidos e cogumelos
Risotto porcini
Empada de alheira de bacalhau
Batatas com pasta de azeitonas verdes/Enguias com presunto
Mousse de moscatel com doce de morango

10/11/2011

Chá de anis estrelado com casca de limão

Dando continuação ao tratamento descobri...um casamento perfeito!

Chá de alho

Em fase de recuperação...

Depois do chá de tomilho passei para a fase do chá de alho. Aqui no meu trabalho, houve quem fizesse aquela expressão de "bah" quando perceberam que na minha caneca estava uma infusão de água acabada de ferver e um dente de alho esmagado.
Na verdade não é a infusão mais agradável de se beber mas também não sabe tão mal como se pensa.
Em termos de resultados tenho de admitir que estou satisfeita com os mesmos e, neste sentido, hoje vou experimentar uma nova receita natural…