22/03/2010

DIA MUNDIAL DA ÁGUA


Em regra sou uma pessoa poupada e desde pequena mesmo quando eu ainda não sabia o significado da palavra sustentabilidade, já tinha atitudes de protecção do meio ambiente. Nesta altura, confesso que alguns pequenos gestos serviam e muito para poupar umas coroas no final do mês. Em casa dos meus pais não se deixava uma divisão sem apagar a luzes.
Com o passar dos anos estas atitudes foram sendo valorizadas cada vez mais pela sociedade porém, com um carácter que não se extingue na poupança mas com a forte ideia de que todos devemos ser amigos da natureza...É o nosso futuro que está em causa.

Cá em casa, este tipo de atitude já faz parte do quotidiano desde 2001 quando começamos a separar e a reciclar.
O pequeno contributo da família Baptista:
Não deitamos nenhum lixo para fora do carro, muito menos pastilhas elásticas;
Evitamos deixar luzes acesas e utilizamos apenas lâmpadas de baixo consumo;
Preferimos tomar duche ao invés de banhos de imersão;
Temos cuidados com o isolamento da casa para evitar gastos energéticos desnecessários;
Controlamos a quantidade de água do autoclismo com reguladores de descarga;
Raramente faço fritos mas quando tenho óleo usado, coloco o mesmo em garrafões de plástico para a reciclagem;
Em Portugal, fora da época das chuvas, regamos o nosso jardim apenas uma vez por dia.
No entanto, faço aqui uma mea culpa: Tenho de conseguir lavar os carros com menos água e este vai ser o meu próximo esforço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma mensagem por dia, é uma alegria!