13/03/2010

RESPONSABILIDADE

Um atraso pode ou não ser admissível. Até aqui tudo bem mas o que importa é ver o enquadramento da situação. Numa entrevista de trabalho, o candidato tem 99,9% de hipóteses de não ser escolhido. O 1% é como um milagre. Acontecem, mas são raros.
Na igreja é da praxe a noiva chegar atrasada; o contrário, é que é aberrante. Uma vez estivemos num casamento em que a noiva chegou com quase uma hora de atraso e os convidados já não sabiam o que haviam de fazer...As tantas, certamente, alguém deve ter sussurrado: será que ela vai aparecer? É aquele entra e sai da igreja, alguém que telefona para saber o que se passa e passados muitos minutos de seca...Lá vem a noiva, toda de branco e nós ali a tentarmos acalmar a nossa criança que a chorar, reclamou por ela e por todos os outros convidados.
Em resumo, nós e muitos convidados estivemos durante toda a cerimónia, que durou uma eternidade, do lado de fora da igreja. O calor era insuportável, a igreja de tamanho diminuto e mais não digo...

Outro tipo de atraso é o do estudante, que teima em chegar uns minutos mais tarde à escola. Cabe ao professsor tomar uma atitude. Conheci um professor na faculdade, bom profissional, que um dia tirou o sapato e mandou-o literalmente em direcção a um aluno que dormia ao fundo da sala. Não era propriamente para acertar, e não acertou mas surtiu efeito...Nunca mais chegou atrasado nem dormiu na sala de aula.

Quando os jovens começam a sair à noite, os pais estabelecem algumas regras e estipulam o horário de regresso. Se estas regras são quebradas, perde-se a confiança e devem-se tomar algumas medidas. Acabar com as próximas saídas é a primeira delas e depois, logo se verá.



1 comentário:

Uma mensagem por dia, é uma alegria!